A Festa da Taça

Hoje escrevo o meu primeiro post sobre desporto, mais propriamente futebol. Nunca pensei que demorasse tanto! Ao longo do mesmo vão ficar a conhecer a minha preferência clubística, se bem que quem visita este blog nesta altura não terá dúvidas quanto a isso...

Foi fim-de-semana de Taça de Portugal. Desde sempre que me é uma competição muito querida, talvez por dar uma hipótese aos clubes das divisões inferiores de medirem forças com os do 1º escalão e, nestes casos, mostrar a todos a verdadeira festa do futebol, com romarias de famílias inteiras e estádios cheios ao domingo à tarde (neste caso até foi ao sábado), como acontecia no passado já algo remoto. Ou então será pela tradição que o meu clube tem na competição, tendo ganho a primeira Taça de Portugal disputada, em 1939, e contando também com algumas finais históricas, como em 1969. O facto da minha Associação Académica de Coimbra não lutar pelo campeonato também contribuirá... Penso que será um misto destas razões.

Ficou definido o quadro de equipas para os quartos-de-final. A Académica lá se superiorizou tranquilamente ao surpreendente Atlético, com todas as cautelas e respeito que o adversário impunha, num encontro que acabou por ter um final algo cruel... Apesar da sua superioridade (não avassaladora) ao longo da partida, o golo já nos descontos, numa altura em que o prolongamento estava à vista de todos, terá enchido os corações das gentes de Alcântara de desgosto.
Nos outros encontros nada, a meu ver, particularmente surpreendente. O Varzim, com um Mendonça que reclama outros voos há alguns anos, bateu um Benfica desinspirado que teve no golo que marcou antes do intervalo o pior que lhe podia acontecer. Ao não demorar muito a repôr a igualdade partiu para a 2ª parte a pensar que mais cedo ou mais tarde aquilo se resolvia. Erro fatal, e lá se resolveu mas para o outro lado. O Bragança venceu a Naval fruto dum misto de crença e garra que caracterizam as equipas dos escalões inferiores nestas circunstâncias e duma falta de motivação por parte dos figueirenses. No resto tudo normal, com Braga (isento), Belenenses, Sporting, Beira-Mar e Boavista também qualificados.

E neste momento aguardo com ansiedade o sorteio. À Académica têm surgido pela frente emblemas com história na competição (V. Setúbal, Leixões e Atlético) e tudo indica que assim continuará. De facto, dos clubes ainda em competição apenas os "secundários" Varzim e Bragança ainda não lograram vencer uma Taça de Portugal. O meu palpite vai para um Académica-Belenenses, mas é claro que o meu desejo passa por jogar em casa com o Bragança... Daqui a 2 horas dissipam-se as dúvidas!

0 Comentários: