Pressão Alta

Aparentemente o sub-título "Alta Pressão" presente no concurso "Quem Quer Ser Milionário?", da RTP1, aplica-se não só aos concorrentes que por lá passam mas também, talvez até especialmente, aos que lá trabalham.
Na edição do programa que agora passou fiquei a saber que Jorge Jesus, o famoso treinador muito proficiente em português e grande mestre da táctica, jogou no Sporting na sua carreira de jogador. Tudo bem, não é de estranhar. Mas quando? Nada mais nada menos do que entre 1943 e 1946, tendo participado num total de 10 jogos (fartava-se de trabalhar, o homem) e marcado um golo.

Espera lá... Algo não bate certo... 10 jogos em 3 ou 4 anos não é um registo de orgulho, mas há piores. Um golo em 10 jogos, a não ser que fosse guarda-redes ou ponta-de-lança está dentro da média. 1943 a 1946? Uma contita simples de cabeça e o Jorge Jesus terá neste momento cerca de 90 anos. Está bem conservado, o rapaz! Começo a perceber e a respeitar melhor a sua relação com a língua portuguesa.

Mas o que é que aconteceu aqui? Alguém cometeu um erro, por descobrir fica se foi um erro-zito ou um erro-zão. Por descobrir, nada! Deixa cá ver... "wikipedia jorge jesus" no google. Talvez tenha sido um erro num dígito e ele tenha chegado ao Sporting em 1973, ou em 1983. Chamem-me romântico mas vou assumir que foi um erro simples e inocente. Afinal, o 4 está mesmo abaixo do 7 no teclado numérico.
Não. Jogou no Sporting na época de 75/76. Não há referência ao número de jogos e/ou golos, mas o erro já não poderia ser de apenas um dígito. Vai mesmo ficar por descobrir... Espera! Está lá um pequeno parágrafo relativo à carreira como jogador! Curioso, olha só a primeira frase: "Jorge Jesus foi um jogador de futebol, filho de Virgolino de Jesus que jogou no Sporting Clube de Portugal entre 1943 e 1946, período em que realizou 10 jogos, nos quais marcou 1 golo." Realcei a parte que ouvi, palavra por palavra, no referido programa. Afinal não foi assim tão complicado descobrir o que se passou.

Alguém anda muito pressionado naquele programa... A Wikipédia já serve de fonte de informação e, ainda por cima, vão lá buscá-la mal. Aquilo nem sequer é em directo... Será que ninguém achou estranho que o Jorge Jesus, nascido a 1954 (a página da Wikipédia estava aberta e estava...), tivesse jogado, fosse lá onde fosse, em 1943?!?!